Dicas
para montar uma rotina de limpeza na sua casa
Limpar a casa até parece uma tarefa fácil, mas toda dona de casa sabe que a história não é bem assim!
Muitas donas de casa acabam
deixando para fazer todo o serviço doméstico em apenas um dia da semana, porém,
isso não é recomendado, porque se torna um trabalho muito exaustivo e
desgastante.
Ter um cronograma de limpeza é uma solução prática e simples que irá te ajudar
a organizar melhor os seus horários. O cronograma de limpeza nada mais é do que
um esquema para organizar a rotina de limpeza em casa. Isso é muito mais
eficiente do que fazer a faxina inteira em um só dia ou limpar apenas quando
acha que deve, pois sempre esquecemos de um canto ou outro.
Como montar seu cronograma
1. Como começar?
O
primeiro passo para organizar sua rotina de limpeza da casa, é elaborar uma
lista com tudo o que você precisa fazer e do tempo que cada tarefa requer.
Depois, monte um cronograma distribuindo as tarefas pelos dias da semana e do
mês. Na elaboração do cronograma, também é preciso levar em conta a
periodicidade de cada uma das atividades listadas (se elas precisam ser
realizadas diariamente, semanalmente ou mensalmente). Se achar necessário, pode
realizar mudanças da maneira que achar melhor, o ideal é adequar o cronograma
de acordo com a demanda. Se sua família for muito grande, muito provavelmente a
demanda de limpeza será bem maior do que a de uma casa onde moram apenas duas
pessoas, por exemplo.
2. Divida a casa em zonas.
Outra
dica interessante para organizar a sua rotina de limpeza é dividir a casa por
cômodos, distribuindo todas as tarefas que serão executadas para aquele cômodo
nos cinco dias da semana. Para começar, separe a casa em 5 partes: entrada,
cozinha, banheiro, quarto e sala. Logo em seguida, distribua todas as tarefas
semanais de cada um destes ambientes nos dias da semana. Ou seja, na
segunda-feira, por exemplo, realize a limpeza da entrada da casa. Na
terça-feira se dedique apenas à cozinha e assim por diante. A ideia é se
dedicar a apenas uma zona da casa durante toda a semana, isso irá evitar que
você esqueça de alguma parte e deixará a limpeza mais eficiente e menos
cansativa.
3. Identifique suas prioridades.
Algumas tarefas devem ser
realizadas diariamente, como: lavar a louça e arrumar a cama. Mas incluir as
tarefas mais trabalhosas na rotina diária também irá ajudar a poupar tempo e
evitar problemas. De qualquer forma, o ideal é identificar quais são as suas
prioridades, assim você não correrá o risco de esquecer o mais importante,
então comece justamente com estes afazeres.
4. Procure seguir o cronograma
De nada vai adiantar montar uma
rotina de limpeza se você não for segui-la. Sabemos o quanto pode ser chato e
cansativo limpar a casa, mas é justamente para isso que o cronograma serve. Ele
irá te ajudar a limpar a casa de maneira detalhada e eficiente ao mesmo tempo
em que proporciona um bem estar maior. No começo pode parecer difícil seguir
uma rotina, mas com o passar do tempo você vai se acostumando até que vire uma
coisa natural do seu dia-a-dia.
Tarefas diárias
Estas são
algumas das tarefas que poderão ser realizadas diariamente. Lembre-se que as
tarefas poderão variar de família para família, o importante mesmo é se adequar
ao que é melhor para você. Segue a sugestão:
– Arrumar
a cama;
– Lavar a louça;
– Trocar as lixeiras;
– Limpar a pia do banheiro;
– Limpar a pia da cozinha;
– Recolher o que está fora do lugar;
– Separar a roupa suja
– Varrer o chão da cozinha;
– Limpar o balcão da cozinha;
– Organizar a casa quando sentir necessidade;
– Lavar a louça;
– Trocar as lixeiras;
– Limpar a pia do banheiro;
– Limpar a pia da cozinha;
– Recolher o que está fora do lugar;
– Separar a roupa suja
– Varrer o chão da cozinha;
– Limpar o balcão da cozinha;
– Organizar a casa quando sentir necessidade;
Vá acrescentando itens que você
poderá realizar todos os dias, de acordo com o que achar melhor para você.
Tarefas semanais
– Trocar
as roupas de cama, mesa e banho.
– Limpar vidros e quadros;
– Tirar o pó de aparelhos e eletrodomésticos;
– Passar lustra móveis nas peças de madeira;
– Limpar persianas e lustres;
– Aspirar estofados e carpetes;
– Lavar as lixeiras internamente e externamente.
– Limpar vidros e quadros;
– Tirar o pó de aparelhos e eletrodomésticos;
– Passar lustra móveis nas peças de madeira;
– Limpar persianas e lustres;
– Aspirar estofados e carpetes;
– Lavar as lixeiras internamente e externamente.
Tarefas quinzenais
– Limpar
e organizar a geladeira;
– Faxina do fogão: limpar o forno, grades e demais peças;
– Limpar as janelas;
– Lavar as paredes;
– Limpar a prataria e panelas;
– Higienizar tapetes e carpetes;
– Faxina do fogão: limpar o forno, grades e demais peças;
– Limpar as janelas;
– Lavar as paredes;
– Limpar a prataria e panelas;
– Higienizar tapetes e carpetes;
Tarefas mensais
– Limpar
filtros do ar condicionado;
– Limpar ventiladores;
– Faxina na dispensa e parte interna dos armários;
– Limpar ventiladores;
– Faxina na dispensa e parte interna dos armários;
A cada seis meses
– Passar vaselina ou silicone
líquido em móveis de couro natural;
– Limpar a caixa d’água;
– Limpar ralos e sifões;
– Trocar os filtros do ar condicionado;
– Lavar cortinas, tapetes, carpetes e persianas;
– Limpar a caixa d’água;
– Limpar ralos e sifões;
– Trocar os filtros do ar condicionado;
– Lavar cortinas, tapetes, carpetes e persianas;
Será muito mais fácil executar as
tarefas seguindo uma rotina de limpeza, ao invés de fazê-las somente quando
sentir necessidade.
Para te inspirar e ajudar na montagem do seu
cronograma, abaixo segue o modelo que utilizo aqui em casa,
lembrando que ele deverá ser montado de acordo com as suas necessidades.
Quer conferir mais detalhes assista aos vídeos abaixo aproveite e inscreva-se no canal!
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